31 de jul de 2012

Minhas férias: declaração de amor a Santa Maria

http://www.oscarpithan.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=56

http://zerohora.rbsdirect.com.br/imagesrc/6931797.jpg?w=730

http://www.clicrbs.com.br/rbs/image/13562164.jpg

http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/noticia/2009/09/foto-raio-corta-o-ceu-de-santa-maria-2638779.html

http://3.bp.blogspot.com/-ND3CC0dRy1o/TuEpRLXilII/AAAAAAAACmY/FJ3vKMy1UN8/s1600/1946261.jpg

http://farm3.static.flickr.com/2390/2066590088_d40a393651.jpg

http://3.bp.blogspot.com/__7Rp4jQpIew/SBRzzdZ_kSI/AAAAAAAAAbU/Ek4ecyD1RAY/s400/amanhece%2B008.jpg

http://1.bp.blogspot.com/-1IZ7s8v3ooA/TuEnja2GJQI/AAAAAAAAClI/vef8yvorFgE/s1600/250px-Campestre_do_Menino_Deus_bairroDeSantaMaria.jpg

http://4.bp.blogspot.com/-ok1DaixiRrQ/T3DP0jMnpFI/AAAAAAAAAgY/xBc7zpx_wdQ/s1600/santa+maria.jpg

http://4.bp.blogspot.com/-tU2ZtY_ia9E/T7k8dHRFkPI/AAAAAAAABls/OIXmhN0ISyE/s1600/576287_3997753863016_1256096195_3745810_2003600206_n.jpg

Em um dia típico de inverno, como eu não tinha tido antes aqui, e fazendo um programinha que faz alguns anos que não faço, descansar vendo TV, me dá uma imensa satisfação em estar onde estou. Já quis estar em outros lugares, principalmente quando morava em POA, e mesmo já em SM até pensei em ir para outras bandas, mas me sinto tão bem aqui. Não, não é perfeito, tem muitas coisas a melhorar, mas é daqueles lugares que a gente quer fazer parte da mudança. E tem coisas muito boas, gosto muito da gente daqui e já me considero "daqui".
Temos morros (muitos), temos a campanha (na borda sul da cidade), temos quilombo, temos aldeia indígena urbana e por aí vai...
[nos faltam mais espaços urbanos para o lazer, confesso, mas esta é uma daquelas coisas pelas quais lutar]

29 de jul de 2012

Minhas férias: as aventuras de...

Mel

Benta


Clara Francesca


Eu

Enquanto as peludas continuam com a sua rotina eu me apresso em tentar deixar a casa arrumada. Vivível já estava, mas estou aproveitando as férias, ao máximo, para deixar as coisas mais ou menos organizadas. Hoje inventei de pôr a mão no roupeiro e desmanchar uma parte, para caber em uma parede. Do jeito que está ocupa muito lugar. Também é melhor um roupeiro menor, assim não peco pelo excesso de roupas (até parece). Bem, desmanchei, com sucesso uma parte, o resto fica pra semana, senão eu chegaria naquele ponto em que teria que ir madrugada adentro, sem poder fazer barulho e segurando as portas e divisórias com as mãos (pra não desabarem). Eu invento cada uma...
Confesso: tá muito gostoso este tempo em casa. Pena que esta semana vou ter que fazer várias funções de rua...

27 de jul de 2012

Feliz Aniversário, Luan!

Clara Francesca: atrasada, meu amolis Luan, mas nossas mamis tão ficando meio caducas e esquecendo as datas...Vou lembrar ela que é no mesmo dia de um padroeiro das caminhadas, Santiago de Compostela (25/07) e ela não vai esquecer mais.

Feliz Aniversário, Luan!
Grito aos quatro cantos o nosso amor!!! Te amooooo!!!!!

26 de jul de 2012

Minhas férias: de tudo um pouco

Ontem e hoje, grande limpeza no computador (arquivos), mas ainda falta muito porque tenho muitos textos.
http://www.classificado.in/site/wp-content/uploads/2011/11/667725.jpg
E, ufa, depois de semanas, minha primeira noite no meu colchão! APROVADO! Uma delícia!
http://madalenajanela.files.wordpress.com/2010/09/cama-nova.jpg
E, daqui a pouco, "me voy" encontrar as gateiras de POA...

Aliás, falando nisso, vou lá tomar meu banho que este ritmo de férias tá me deixando lenta por demais!
http://simplycatbreeds.org/images/cat_bath.jpg

25 de jul de 2012

Minhas férias: frase do dia

Daquelas que surgem na nossa mente (pelo menos, na minha surgem) assim, do nada:
http://www.lojaskdblog.com.br/wp-content/uploads/2010/02/o-prazer-de-ficar-em-casa.jpg
A GENTE TEM QUE FICAR ONDE SE SENTE BEM!

Por mais que se seja independente, regida por nossos próprios princípios, a gente escorrega e, algumas vezes, acaba fazendo coisas para agradar os outros, para ser benquista. Geralmente é a maior furada! Esse negócio de viver para os outros não dá certo, não importa as nossas melhores e mais brilhantes intenções.

http://lh6.ggpht.com/-AX8ApSggsb8/TgnD5HDY3KI/AAAAAAAAK4E/LFCrpwOD2jI/Hiding_And_Being_Cute_large%25255B3%25255D.jpg
A GENTE TEM QUE FICAR ONDE SE SENTE BEM!

23 de jul de 2012

Minhas férias: Botando o Buda na parede

Literalmente!
Na 6f levei a Mel no vet, encomendei remédios dela, cortei cabelo, peguei remédios.
Fim de semana: nas trilhas de Agudo.
Hoje: arrumar coisas que ainda não tinha conseguido na casa (isso vai looonge...). Tarefas do dia: parede. Coloquei mural e não é fácil, gente, as paredes parecem de concreto. Edifício antigo, material resistente! Depois a questão foi: onde colocar o Buda adesivo? Depois de desistir da minha porta (ia ficar super bom e encobrir manchas, mas o adesivo é maior e ia ficar muito cortado), resolvi pela parede do quarto.
Cheguei à conclusão de que o budismo deve muito aos adesivos de parede. Se houvessem adesivos, no tempo de Buda, certamente não haveria a doutrina. O Sidarta ia ter tido um ataque de nervos, puxado o adesivo com pedaços da parede, desistido na metade [tudo isso eu quase fiz] e não teria acreditado que pela paz, gentileza, mansuetude, etc. ia alcançar iluminação nenhuma!
Para colocar um adesivo numa parede pintada com tinta fosca...tem que ser ZEN, meus filhos! Hoje fui testada na paciência de puxar o plástico mais lentamente do que um praticante de Tai chi chuan; ter a plena atenção de grudar todos os detalhes do pescoço, das mãos e da roupa do Buda; seguir o pensamento correto e nem ligar para a Benta tentando "ajudar" e me olhando com uma cara de "que doidice é essa que tá fazendo,  mamis?", olha...grudar adesivo de parede é coisa que merece o budado!!!
O resultado:


E se alguém achar que ficou torto, o seguinte: ele era um iluminado, tá flutuando, tá?!

22 de jul de 2012

Caminhada de 2 dias para Agudo - RS

 Caminhada com a Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Santa Maria (AACSSM) em comemoração à semana de São Tiago (Santiago) de Compostela. Pensei que não ia "dar no couro" pra subir o morro, mas me surpreendi.

Vista do morro de Agudo, da sacada da pousada. Fomos lá em cima, mesmo, naquelas pedras no topo



Gavião no alto do morro de Agudo, só nos rondando...

Hoje, contornando o Morro Pelado (o morro, tá?!), entramos no Seminário Franciscano (de 1928)

Atrás do seminário, ovelhinhas, plantação de aipim, o bucólico em paisagem

Vista do Morro Pelado


Caminhantes, nos fundos do seminário, tentando assobiar e chupar cana

Cachorro dos Franciscanos: não sei o que fizeram pro coitado vir em desabalada carreira do canavial


Tem mais fotos, mas dos colegas. Estas poucas são minhas, testando a câmera do celular. Até que ficaram boas, né?
Pra Início de férias, foi ótimo!
Programação de amanhã: descansar (essa eu quero ver).

18 de jul de 2012

"Gastamos muito dinheiro tentando encontrar vida inteligente fora do planeta enquanto estamos cercados de inteligência consciente aqui no planeta"

"Acho que vou virar vegetariano. É impossível não se sensibilizar com essa nova percepção sobre os animais, em especial sobre sua experiência do sofrimento. Será difícil, adoro queijo."
Philip Low
http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/nao-e-mais-possivel-dizer-que-nao-sabiamos-diz-philip-low



Humanos! Precisam de pesquisas para saber que nossos irmãos, outros animais, têm consciência e sentem dor e prazer...
Quanto à dinheirama gasta em programas espaciais, isto, para mim, é uma espécie de psicopatia socialmente aceita: gastar dinheiro, esforço, tempo, pesquisas, material, etc. para encontrar inteligência enquanto nossos irmãos humanos passam fome. Hoje mesmo estava pensando nisso. Não me venham com blablablá de alta tecnologia, ciência se dedicando a descobrir como vivermos 120 anos ou "para sempre", pesquisas espaciais e outros delírios enquanto houver pessoas ainda passando fome e sem ter onde morar, sem nutrição e abrigo dignos.
E alguém oriente aí o Philip Low que quem não come queijo são os veganos. Boa parte dos vegetarianos é ovo-lacto-vegê.

"Eis que eu vos dou toda a erva que dá semente sobre a terra, e todas as árvores frutíferas que contêm em si mesmas a sua semente, para que vos sirvam de alimento". (Gênesis 1,29).

15 de jul de 2012

Relato de um domingo de sol que ainda não acabou

Acordei, solzinho, e me debandei para a EcoSOL. Bem agasalhada, já dei minha caminhadinha, fui a pé, claro. Dia bem frio, mas um escândalo de tão bonito.
A Feira Solidária está enorme, adoro feiras e mercados (não supermercados, mercados públicos mesmo), muitas tendinhas, frutas, plantas, cereais, roupas, quitutes, coisas para casa, produtos típicos (indígenas, brasileiros, da América Latina, de quilombos, etc.), uma babel, bem como gosto.
http://arazao.com.br/wp-content/uploads/2012/07/feira.jpg
Meus surtos de hipersensibilidade voltaram, não tão fortes ou duradouros, mas tenho lá meus momentos...Estava eu, andando pela feira, e me emocionei vendo aquela gente toda, de vários lugares, com várias histórias, congregados, em uma economia solidária, em paz, colaborando. Eu acredito que é possível e me emocionei. Não emoção metafórica, mas enchi os olhos de lágrimas mesmo. Minhas lágrimas são mais de emoção do que de tristeza. Presencio uma cena bonita e me comovo toda, ando assim. E lá fui eu, copo de quentão na mão (não, não foi por isto que estava hipersensível hehehe) e tentando controlar o choro. Talvez seja coisa de aquariano, mas ver toda aquela mistureba de gente, de cores, de culturas, me toca até o fio do cabelo!
Levei pouco dinheiro, nem me lembrei deste "detalhe" (não se acha nada a cartão), mas ainda bem que levei um talão de cheques com 3 folhinhas. Comprei um poncho pela bagatela de 90 reais (sim, NOVENTA!), mas fruto de pesquisa, porque em outra barraca queriam 280 (hã?!); uma estatueta de Bast, dois bolinhos de milho por 1,50 (com um sabor de feito em casa que faziam anos que eu não sentia) e gengibre cristalizado.
Bem, agora a parte ruim, muito ruim, chocante até. Passei numa barraquinha e vi um senhor, com um potes que pareciam aquários e uns potinhos. Com peixes. Pensei, ah, são de plástico, vai ver que é um aquário artificial e que são uns peixinhos pra enfeitar. Isso até eu perceber, HORRORIZADA, que alguns peixes se mexiam e estavam vivos, ou melhor, agonizando naquele potinho. AH, não me fiz de rogada e falei bem, mas bEEEm alto: que horror, que ignorância, que nojo, como pode??? Tinha um casal olhando e a mulher estava com a mesma expressão de choque que eu. Fui, direto, sem escalas, pra coordenação do evento e falei. A senhora que me atendeu me disse que já tinham reclamado disso, vendendo animais vivos, em condições degradantes, na feira, e que iria falar com a irmã Lourdes Dill (organizadora do evento). Eu confesso, me deu uma péssima impressão naquele ambiente tão legal. A meu ver caracteriza maus tratos. Saí chateada com isso, espero que ano que vem não tenha nada parecido, pois vou no primeiro dia de feira e já vou prevenida (=me preparando pra fazer um manifesto contra isso). Parecia até aquele negócio de peixes vivos em chaveiros que vendem na China!
http://www.e-farsas.com/wp-content/uploads/chaveiro_peixe_vivo_03.jpg
Uff...voltei, caminhando, passei no shopping perto de casa, almocei (feijão, arroz, aipim e salada...delícia) e voltei pro lar. Aqui, vejo a gataiada toda tomando sol e a benção que é viver.
Mel, na sua adoração diária ao sol

Clara Francesca em sua patrulha pelo apto

Benta, fazendo uma "paticura" em cima da lavadora de roupas
São coisas muito simples, muito prosaicas, as que me fazem feliz. Meu lema é: "felicidade é não ter dor". Meus filhos, não tendo dor, tudo o mais é felicidade, tudo o mais é benção. O sol, a comida, poder se deslocar, interagir com outras pessoas (especialmente, as educadas), tudo!
Vou curtir o meu restinho de domingo com um chimarrão e cultivar a gratidão [e a paciência, e a tolerância e por aí vai, porque só com muita prática mesmo hehehe).
http://recantodogauchoquarai.com.br/site/wp-content/uploads/2011/05/chimarr%C3%A3o.png

Programa de hoje: EcoSOL/FEICOOP

13 de jul de 2012

Meus planos para o fim de semana

Que eles venham a se realizar daí já são outros quinhentos!

12 de jul de 2012

Homenagem à Rutha, a padroeira dos blogues felinos

http://ruthapinkbarumluna.blogspot.com.br/

Mel, Benta, Clara Francesca e serva-mor Cris: estamos chocadas! A serva-mor esteve bem atarefada esta semana e não acompanhou muito os blogues, viu só hoje. Não queremos ficar tristes por que todo mundo vai ter que ir mesmo e estavas sofrendo (meio como a Mel), mas a gente fica por nós mesmas, pela saudade que vamos sentir. Diva e, agora, divina, Rutha, prepara um lugar bem jóia pra nós aí. E nas noites sem muitas nuvens vamos ficar olhando o céu, procurando a mais nova e iluminada constelação.
Pra Laís, a serva-mor da Rutha: um apertado abraço!

11 de jul de 2012

Dizem que ontem foi dia da PIZZA

Como eu estava na correria pra terminar as notas de um EaD, nem me liguei, mas segue, hoje, minha homenagem:

Deu vontade de comer pizza mas está preguiça de preparar uma?


Confira uma lista de pizzarias de Santa Maria


O Diário publica na coluna Note e Dia, do Diário 2, diariamente uma lista de restaurantes, bares, cafés, confeirtarias e também pizzarias, entre outros. Selecinamos o serviço de pizzarias para facilitar a vida de quem quer comemorar o Dia da Pizza degustando o prato em algum restaurante ou em casa.
Bom apetite!

Legenda dos serviços:
AC: aceita cheques
AR: ar-condicionado
CR: acesso a cadeirantes
AF: área de fumantes
TL: faz tele-entrega
FR: faz reserva

Legenda de cartões bancários:
VS: Visa
MC: Mastercard
RS: Rede Shop
CR: Credicard
VV: Visa Vale Refeição
BC: Banricompras
RF: Refeisul


PIZZA EXPRESS
Oferece de fatias até pizzas gigantes. Aberto diariamente, das 18h30 às 24h. Mais informações no site:
www.rapidaegostosa.com.br (Rua Duque de Caxias, 786, ao lado da Unifra). Fone: (55) 3212-4038.
AC, AR, AF, CR, FR, TL, VS, MC


BELLA TRENTO
Buffet livre e por quilo no almoço, e rodízio de pizzas e massas no jantar. De ter a dom, das 19h às 23h (Av. João Luiz Pozzobom, 1.599). Fone: (55) 3223-9229.
AR, CR, VS, MC, BC


BACCO PIZZARIA
Serve 70 variedades de pizzas salgadas e 18 tipos de pizzas doces. Aberto de ter a dom, das 18h às 24h (Av. Fernando Ferrari, 1.173). Fone: (55) 3347-4714.
AR, CR, AF, FR, TL, VS, MC, BC, CD


VIA FORNALLE PIZZA
Tem sete tamanhos de pizza e 53 sabores. A gigante pode ter até quatro sabores. Somente delivery. De ter a dom, das 19h às 23h (Av. Prefeito Evandro Behr, 5.177, Camobi). Fone: (55) 3223-2322.
AC, TL, RF

DISK SABOR
Pizzaria e pastelaria delivery. Na compra de uma pizza gigante, ganhe de brinde ou um refri ou uma borda recheada. Aberto diariamente, das 18h30min às 24h. Fone: (55) 3221-1679 e (55) 9999-3029.
VS, MC, TL


PALATTO PIZZARIA E RESTAURANTE  
A primeira pizza em metro de Santa Maria. Possui diversos sabores pizza. Serve rodizio à noite e a la carte. Serve bufê com grelhados das 11h às 14h. De seg a sáb, das 19h às 23h30min (Av. Presidente Vargas, 2.135). Aceita reserva para eventos. Fone: (55) 3223-3717 e (55) 3028-3717.
AC, AR, CR, FZ, TL, BC, VS, MC, RF, VV, RS 


PIZZARIA LEVACIA 
Oferece bufê por quilo ao meio-dia acompanhado de grelhados. À noite, tem rodízio de pizzas, batata, coração de galinha, polenta, à la carte e à la minuta. De seg a sáb, das 10h30min às 15h e das 19h à meia-noite. Com salão para festas (Av. Medianeira, 1.126). Fone: (55) 3223-2004.
AR, TL, FR, VS, MC, RS, CD, VV, BC, RF                    

SANTA MANIA
Oferece mais de 30 sabores de pizzas, salgadas e doces. Aberto diariamente, das 19h à meia-noite (Rua Duque de Caxias esq. Andradas). Fone: (55) 3028-5800.
AC, AR, TL, VS, MC, CD, BC


MIX MIL
Pizzas feitas em forno à lenha. Aberto diariamente, das 18h às 23h45min (Rua Dr. Bozano, 253). Fone: (55) 3026-1422.
BC, CR, TL


LA PIZZERIA 
Rodízio de pizzas com mais de 60 sabores com bufê de frutas e saladas, drinques, vinhos, sucos naturais e licores. Aberto diariamente, das 19h30min à 0h30min (Av. Medianeira, 18). Fone: (55) 3221-0117.
TL, AR, CR, FR, VS, BC, MC, RS, VV


O CHEF PIZZA & BURGER
Diversos sabores e tamanhos de pizza. Também oferece lanches. Tem promoções de pizzas e burgers com refrigerante. De seg a sáb, das 11h às 14h e das 17h às 23h. Dom e feriados, das 18h às 23h30min (Rua Tuiuti, 1.690). Fone: (55) 3028-1530 e (55) 3028-1531.
AC, TL, VS, MC


GREEN PIZZAS
Com 50 sabores de pizzas nos tamanhos: kids, grande e família (somente à noite). Diariamente, das 18h à meia-noite. Para festas, há a pizza lanche e a mini pizza. Somente tele-entrega. Mais informações no site:
www.greenpizzadelivery.wordpress.com (Rua Silva Jardim, 784). Fone: (55) 3347-9991 e (55) 3027-4959.
AC, VS, MC

PIZZA D'CONE DELIVERY
Serve pizzas em forma de cone. Aberto de seg a sáb, das 10h às 22h, e dom e feriados, das 11h às 22h (Praça de alimentação do Royal Plaza Shopping - Av. Nossa Senhora das Dores, 305). Fone: (55) 3028-8737.
AR, CR, VS, MC, BC, CD, VV, RF, RS


Fonte: http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/dsm/19,18,3816940,Deu-vontade-de-comer-pizza-mas-esta-preguica-de-preparar-uma.html

10 de jul de 2012

Muito sono

[desde as 4h30 na ativa]

http://style-files.com/images/bedtimestories500x710.jpg

Pronto, entrei na fase de hibernar. Por que  agente não pode hibernar, por quêêê???