30 de set de 2012

Barraquinha de frutas na beira da estrada

Segue a parte 2:
A entrada no Chuí é quase imperceptível a não ser pela passagem pela Polícia Federal na aduana. É uma típica cidade de fronteira com Uruguai, aqui no RS, em que a cidade brasileira e uruguaia são uma só, divididas por uma rua ou um parque, ou seja, nada. Lugar totalmente bilíngue e não se distingue bem quem é brasileiro ou uruguaio. Até as lojas, as brasileiras com nomes em espanhol e as uruguaias com nomes em português.
Depois de uma viagem longa, a colega foi fazer compras e eu esticar as pernas. Não sou a típica consumista, costumo dizer que sou quase hippie. Comprei mostarda (que adoro) e azeite de oliva (cada litro por R$15, baratíssimo, aqui pagamos 250 ml isso ou mais), só. Depois um cortado (café com leite) e tostadas (torradas) de queijo e estava jantada. Era hotel, banho e cama! Só não imaginava o que viria. Ficamos no Hotel Bertelli e de madrugada chegou uma horda de excursionistas gritando, berrando, se empurrando nos corredores. Pareciam jovens. Não dormimos até a madrugada. E, pior, o pessoal do hotel não fez nada. Um senhor, do quarto ao lado do nosso, teve que abrir a porta e reclamar, além disso ligou para a portaria, mas pouco foi feito. Não valeu a diária, porque no outro dia eu estava totalmente sonada para dar aula.
Bem, a missão foi cumprida e partimos de volta, não sem antes passarmos por uma daquelas barraquinhas de beira de estrada e comprarmos umas maravilhas como morangos gigantes e baratíssimos, diretos do produtor, olhem só:


Falando nisso, a região de Morro Redondo e Canguçu é linda! Na passagem vi uma bandeira da paz e uma construção bem típica de alternativos (que nem eu), procurei na Internet e achei o Sítio Amoreza, um lugar que, se tiver oportunidade, um dia, vou visitar.


Chegando em Santa Maria somos brindados com este magnífico pôr-do-sol






Cheguei tão cansada que não consegui nem pedir alguma coisa pra comer (quanto mais fazer). Lavei uns super morangos e pêssegos que trouxe e foi isso. Pra mal de meus pecados a Mel recomeçou a vomitar na 6f e ontem cheguei e a casa tava cheia de "hugos". Limpei, dei remedinho pra ela e até agora ela está bem. Amanhã tem visita da vet, vamos ver...
Viajar é bom, mas a passeio!
Deitei, fechei os olhos e só abri hoje de manhã, tanto era o cansaço.
Agora é curtir o meu doce refúgio.

29 de set de 2012

Cheiro de zorrilho na estrada

Pra mim, cheiro de zorrilho é cheiro de viagem na estrada.

http://www.paginadogaucho.com.br/faun/mami/zorrilho.htm

De ontem para hoje senti muito este cheiro. A viagem é extremamente cansativa, mas valeu conhecer o extremo do Brasil e, especialmente, a Estação Ecológica do Taim.

Foto tirada por mim. Nas setas pretas algumas capivaras (se olhar bem vai ver muitas outras), na seta vermelha um jacaré
Nunca vi tanta capivara na minha vida e foi a primeira vez que vejo jacaré assim solto que não seja em zoológico ou filme. Uma coisa que me causou muita tristeza foi a quantidade de animais mortos na estrada, coisa insana uma rodovia passar bem ali no meio e sem túneis por baixo para os animais passarem. Um vez até disseram que iam colocar passagens, mas se colocaram foram poucas e imperceptíveis. Na volta, graças, o motorista que é super cuidadoso, evitou de atropelar uma capivara que ia atravessando, garbosamente, a estrada. Diminuiu a velocidade e o bicho, tri inteligente, recuou, vendo que o carro estava quase parando, atravessou. Puxa! Se os outros motoristas fossem assim não se veria tantos animais, tadinhos, serem colhidos pelos carros.

27 de set de 2012

Santa Vitória do Palmar lá vou eu

Começou a temporada de aulas presenciais nos polos de educação à distância (EaD). Este semestre tenho "só" 4 polos que serão visitados até a primeira semana de novembro.
Não conheço Santa Vitória do Palmar e pouco conhecerei. A gente chega meio estropiada da viagem, dorme e no outro dia fica presa dando aula, então...

http://4.bp.blogspot.com/_ye3JpltNA9o/TUWzu7c-sMI/AAAAAAAAB1A/pFrtptspKlA/s1600/normal_021%257E0.jpg

Vamos ficar hospedadas na cidade de Chuí, o começo...ou fim do Brasil....hehehe
Depois só vai me faltar conhecer o Oiapoque!
Alguns links:

20 de set de 2012

Um pouco do desfile Farroupilha

Hoje é Dia do Gaúcho. Feriado estadual. Para minha vergonha, confesso, que nunca tinha ido assistir a um desfile Farroupilha. Hoje fui, já aproveitei e dei minha caminhadinha (2h) e compartilho com vocês.




 













Conheci Lupe (ou Lupi) o cachorrinho mais charmosos e tradicionalista do evento. Foi uma das atrações e por onde parava alguém queria tirar fotos: de bombacha e lenço maragato!

Fotinhos do cusco guasca santa-mariense


19 de set de 2012

Exemplos positivos são melhores

http://1.bp.blogspot.com/-cpOWo_gaXL8/T2z9x3krp2I/AAAAAAAACdQ/i81hWsc6wOc/s1600/menina_bonita.jpeg
http://2.bp.blogspot.com/_TFaflqw9q-0/SdlJqNdSPDI/AAAAAAAANFg/FrIwWiVuYLI/s400/21.JPG
http://miss-oak.flogbrasil.terra.com.br/fotos/7/c/e/miss-oak/1185472062.jpg
http://byfiles.storage.msn.com/x1pi7ndPRYteRu9dakPI9LTmnjOooNsfxFmR6udYLWkFgwvQ
http://2.bp.blogspot.com/-9Cxax95Gcxg/TePJvGXwrmI/AAAAAAAAGD4/nrc8oALVmjw/s1600/7.jpg
http://lolbichos.com/wp-content/uploads/2012/02/falando-coisas-bonitas-ao-ouvido.jpg
http://img169.imageshack.us/img169/5973/tiofd2.jpg
Podem me chamar de alienada, utópica ou sei lá o quê, mas não entendo como imagens chocantes podem educar alguém. Muitos usam esta desculpa para postar imagens horrendas de humanos e não-humanos sofrendo. Pra mim, acreditar que vai conscientizar alguém submetendo esta pessoa a uma foto trágica é o mesmo que pensar que se educa pela palmatória, que se conscientiza pelas fotos das guerras (aham, grande evidência, né? Não guerreamos mais depois de ver tantas atrocidades em fotos e vídeos #irônica ao máximo) etc. 
No Facebook, fotos de animais torturados e anúncios de socorro a animais agonizantes que só denunciam e fotografam, não agem (supostamente com o intuito de ajudar) são abundantes e, a meu ver, reprováveis. E ai de ti se colocas uma observação sobre isto. É uma saraivada de pedras virtuais de pessoas que não conseguem pensar com mais razão e menos sentimentalismo. Neste caso, a paixão cega e ser "protetor" de animais vira uma válvula de escape para uma tara mórbida.  No quesito humanos, ando apavorada com o que andam mostrando os telejornais, em horário bem cedo, é atropelamento, gente sendo executada etc. Gente, não tem no Estatuto da Criança e Adolescente que isto seria constrangimento (expô-los à visualização de violência) ou tortura psicológica de incapaz? 
Muito mais educativo é mostrar o que ação, amor e dedicação, na prática. Fotos de antes e depois de animais resgatados. Pessoas que dão a volta por cima na criminalidade e nas drogas. Jovens que driblam a adversidade para estudar e conseguem chegar lá etc.
Vamos promover uma cultura da paz, vamos ser A RESISTÊNCIA!

18 de set de 2012

Exercício físico na chuva

...ou melhor dizendo, em dias de chuva.
Aqui, anda chovendo baldes, por dias e dias, Ontem que aproveitei uma estiada e saí logo para uma caminhada. Levei sombrinha e, na mosca, peguei chuva no finzinho (daquela de pingos grossos). Hoje chuvaréu total. Como ando tentando estabelecer uma rotina direitinho, comi certo, lanchei comedidamente no intervalo do trabalho, mas e o exercício físico? Não tenho step, é caro, nem corda, e agora? 
Pensei, pensei e lendo sobre subir e descer escadas, que já faço, pois moro em edifício sem escadas, resolvi fazer umas sessões na escadaria.

http://www.odiario.com/saude/noticia/472064/degraus-vencidos-saude-em-dia/

Doida, doida e meia, né? Mas, teoricamente, é uma grande ideia. E, por via de dúvida, vou carregar minha chave dos correios comigo, assim amenizo minha fama de...extravagante .

Acabo de ouvir no rádio que 5f entra uma frente polar

HÃ?!!! Depois do dilúvio, vendaval e...
http://lh6.ggpht.com/-ocKf-js-Av8/Tk0Tq8xppPI/AAAAAAAAbsY/gr8sbxPAHCQ/tirando%252520um%252520cochilo%252520na%252520praca%252520congelada%25255B7%25255D.jpg

- Mas o fim do mundo não é só em dezembro, Cris?
- é, mas vocês se esquecem que tem sempre a pré-estréia, né?

14 de set de 2012

Durmam, gatinhas, do meu coraçãooo

Será que todo gato tem que aguentar estes grudes humanos tirando fotos a toda hora e bem nas nossas fuças?

Pro enxoval precisa uma cama grande, tenho que fazer chá de catnip, vou pedir umas vasilhas com os nossos nomes entrelaçados...ops...peraí, sinto que estou sendo observada


Mais pra direita, um pouquinho mais pra cima, ah, AÍ, perfeito, agora massageia!


Eu tava dormindo, por que chamou o meu nome?! Tava sonhando com o Luan, aqui, no nosso leito nucial...pô

P.s.: a Mel não apareceu porque praticamente TODAS as fotos dela são dormindo ou algo parecido. Estou tentando é tirar fotos dela na ativa.

12 de set de 2012

Minas Gerais

Amo o RS, mas existe um outro lugar onde eu moraria: MINAS GERAIS!

  
Tenho uma atração muito forte pelas terras mineiras e já cheguei a morar, pouco tempo, quando muito jovem, em uma comunidade alternativa no Sul de Minas.


Ultimamente tenho sentido uma saudade muito forte das montanhas, da comidinha, das ladeiras, da arte, do artesanato e das hospitaleiras gentes mineiras.

9 de set de 2012

Chuvinha raridade

Aqui a chuva só começou mesmo quando anoiteceu. Nunca tinha passado um ano tão seco! Sempre lembro de semanas chuvosas, este ano: nada! Chove um dia, dois no máximo e para.

http://3.bp.blogspot.com/_xEQk-5aEqbs/Sfpja5X_3dI/AAAAAAAAAaw/9dD9jRG7YxA/s400/chuva.jpg

As mudanças climáticas estão aí. O que podemos fazer é atenuar os efeitos, mas já estão instaladas. O clima está atípico em vários lugares do mundo, só não vê quem não quer.
Enquanto isso abençoada chuvinha cai. Bom pra dormir, bom pra terra, já esfriou um pouco, está uma delícia...
Observação: hoje as peludas quebraram um quadrinho que eu gostava muito. Quem quer ser Zen, aprender desapego: TENHA GATOS!

8 de set de 2012

Pensamentos de um sábado nublado

Ando muito pensativa...é a fase, é a maturidade, é...
Seguidamente reavalio minha vida, é um hábito, e disto resultaram grandes mudanças que começaram com uma atitude aqui, um comportamento ali e *tcharan* renovada!
Me considero uma pessoa simples, minha casa é modesta, tenho o necessário e, confesso, poucos luxos. Consegui morar no que é meu e que, apesar de pequeno, é perfeito para mim. Verdade que um banheirinho um pouquiiinho maior não seria de todo ruim, mas está bom assim. Ando pensando em simplificar ainda mais a minha alimentação. Faz uns 5 anos que engordei muito (uns 20 Kg), estourei quando comecei o mestrado. Já disse que não me importo de ser foffinha, nunca serei magra, mas estou demais. Tenho até pensado em consultar uma nutricionista só para ela me dizer tudo o que já sei, mas parece que na obrigação a gente toma mais jeito. Ando comendo pouco doce, naturalmente, e troquei o chocolate por alguma geleia ou schimia que não gosto tanto, então como menos mesmo. É mais saudável que chocolate que já não vinha me atraindo tanto. O problema de nutricionista é que algumas querem te obrigar a seguir uma dieta que não tem nada a ver contigo. Eu, por exemplo, não consigo fazer os tais de colação (lanche do meio da manhã) e lanche (da tarde) e isso que minha irmã trabalhou boa parte da vida com nutrição. Ela mesma diz que cada organismo é diferente e eu também acho. As dietas deviam ser personalizadas. Amo frutas; adoro saladas, mas nem sempre estou "vocacionada" a todo o ritual de lavar e higienizar que as saladas exigem; prefiro não comer carne (ando até com nojo); sou A senhora dona preguiçosa na cozinha, então pratos feitos em casa teriam que ser fáceis e rápidos; por conta de meu jeito eu gosto de alguns pratos muito simples, por exemplo, batata, milho, batata-doce, aipim, moranga (uma variedade de abóbora) etc eu gosto só de cozinhar na água e comer. Aham, bem assim, muitas vezes sem nenhum tempero, algumas vezes com shoyu ou um pouco de óleo de oliva. Só!
Por estas e outras que me sinto um pouco fora contexto atual. Sei que tem gente da mesma tribo por aí, mas estamos espalhados. Não tenho frescuras, se for preciso durmo no chão e sem achar ruim, sento em qualquer lugar; não reparo nas roupas que as pessoas estão usando; ando muito a pé e gosto disso; silêncio, pra mim, é benção, não me incomoda (ao contrário); sempre estou verificando se não estou acumulando muito, quero ter menos, quanto mais leve minha bagagem, melhor; dinheiro é para ser repartido e fluir, meu dinheiro é para estudar e viajar, o resto é bobagem. Gostaria tanto de ter um espacinho para plantar, ter um jardim, uma horta, um pomar...Ando sonhando em morar em uma ecovila (não tem por aqui) ou mesmo em um pequeno condomínio formado por amigos e pessoas que tenham os mesmos ideais. Não é fácil encontrar...Ando questionando muito o estilo de vida que anda por aí. Em micro-comunidades, como o condomínio, as pessoas não colaboram, não se conscientizam que vivem em uma COMUNIDADE, não educam os filhos, nem embelezam ou melhoram o seu próprio ambiente onde moram, para mim isto é incompreensível!
Tenho me achado uma rebelde, uma inconformada, com toda a hipocrisia que anda por aí, com esta porcaria de propaganda política, com este sistema de governo que se concentra em uma só pessoa, para mim deveriam existir conselhos governantes e não UM(A) presidente...
Por mim, eu ia pro meio do mato, pra zona rural, para uma cidade menor mas vou viver do quê?
O que me chama agora é uma vida mais descomplicada, com menos pressa e menos exigências. Ler e aprender não por obrigação, mas por prazer, trabalhar na terra, longas caminhadas e muita contemplação da natureza.
Será sonhar demais? Sou uma aquariana inquieta mesmo.
Enquanto isto, vou fluindo e usufruindo o que É neste momento.

6 de set de 2012

Pensativa


http://2.bp.blogspot.com/_5fFgThuCm0s/SwHF3z3_SZI/AAAAAAAAAmQ/Usfvaoj4lj8/s1600/pensativa.jpg

Achei linda a imagem e perfeita para meu momento. Só não estou conseguindo concatenar os pensamentos para escrevê-los aqui ou, talvez, minha energia esteja em outro tipo de escrita.

3 de set de 2012

Pássaros e corações


Em um dia cansativo e exaustivo, mas com muita paz interna (não permitindo que as perturbações do exterior determinem meu estado de espírito): uma linda e delicada mensagem...