27 de abr de 2015

A pedidos: como construir a mansão dos gatos (by Cláudio Faverzani)

Seguem, com palavras do próprio artista, instruções para a construção da mansão:

Só posso dizer que fazer uma casinha destas, é mais fácil do que muita gente imagina. Bom pra desopilar, largar um pouco os eletrônicos (computador, celular...) e desenvolver o lado criativo. Qualquer um que aprendeu a recortar e colar quando pequeno, consegue fazer. 
Vamos às dicas:
- Consegui umas caixas bonitas, de vinho, no supermercado. Apesar de achar um pouco pequenas para gatos. O importante é uma caixa de boa qualidade. Quanto mais grosso o papelão, melhor.
1º passo: - recortar as aberturas (portas e janelas). Material: estilete, régua, fita adesiva. Primeiro fazer um gabarito da janela com uma cartolina. Pra facilitar pode pegar um retângulo ou quadrado, pronto de alguma revista, colar na cartolina, desenhar a cruzeta da janela e depois recortar. Isso vai servir pra desenhar todas as janelas. Depois é só posicionar o gabarito no local, fixar com fita adesiva e riscar as janelas, marcando bem os cantos. Retira-se o gabarito. Com uma régua, passar de leve, várias vezes o estilete, nos locais riscados, até vazar o papelão. As portas são mais fáceis de fazer.
2º passo: - base para o telhado. Marcar a metade da aba menor da caixa. Dobrar neste ponto de modo que forme um triângulo. Utilizei uma tabuinha, prensando bem a aba sobre uma superfície lisa e fazendo a dobra perfeitamente reta. Depois colar a aba maior sobre menor dobrada (veja a foto). Pode utilizar cola branca. Aí demora mais pra secar. Podendo prender as partes coladas, com prendedor de roupa ou colocar essa parte colada sobre uma superfície lisa e colocar pesos por dentro, até secar bem. Fazer isso com uma metade de cada vez. Com cola à quente (silicone) seca mais rápido.
3º passo: - unir as caixas. No caso da torre. (Caixa inferior) Primeiro fechar a tampa (abas) e colar. Esperar secar. Depois colar a outra caixa sobre a inferior, formando uma coluna ou torre. Colocar pesos dentro da parte superior e esperar secar bem. No caso da caixa lateral, deve-se procurar uma forma de uni-las de maneira que fiquem bem firmes e não corra o risco de se desprenderem.
4º passo: - fixar o telhado. Utilizar chapas de papelão de boa espessura. Isso diminui os danos causados pelos gatos. Para fixar, passar cola na base do telhado, posicionar as chapas no local, unir a parte superior das chapas com fita adesiva. Colocar pesos sobre as chapas. Pode-se colar uma metade de cada vez. Para isso, colar uma das metades, inclinando a casa, de maneira que a chapa fique na posição horizontal e coloca-se pesos em cima até secar. Fazendo o mesmo com a outra metade. Pode-se colar uma tira de cartolina em cima do telhado como acabamento.  
- Não deixar pedaços soltos do papelão, de modo que os gatos possam dobrar ou rasgar. Deixar tudo firme e colado. 
- Na parte interna (piso), colei chapas inteiras e mais justas possível, de maneira a não deixar frestas, que possam acumular pêlos. 

6 comentários:

  1. Partindo para o supermercado "encomendar" caixas!
    Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  2. Acho que quero ser gato na próxima encarnação.
    Quanto carinho.
    Amei!

    ResponderExcluir
  3. Ai, que fofa!

    Essa mansão é o paraíso para os nossos gatinhos.

    Lendo o passo a passo parece de fácil confeccão...ainda tento fazer.

    beijinhos, Cris, tenha uma boa noite,

    Lígia e =^.^=

    ResponderExcluir
  4. I love how the round window is cut in Jack Daniel's box. It'll be fun to design the house according to the box design. Thank you for the step by step instruction. It sounds easy enough for me to try to make one :-)

    ResponderExcluir
  5. Oi Cris!
    Que legal! Acho que o Tupã ia adorar, ele adora cantinhos assim e essa é uma mansão e tanto!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Valeu pelas dicas! Vou pegar as caixas e esconder do Leonardo. Ele põe tudo que é caixa no lixo! rererer Vai ser um dos meus projetos de algum mês. rerer

    ResponderExcluir

É muito bom ler outras pessoas participando aqui mas, por favor, eu também quero comentar: retirem a verificação de palavras do blogue de vocês!
Obrigada!