26 de mar. de 2022

Enfim, férias, mato e cachoeira!

E me dou conta que, este ano, não postei nada ainda. 

Às vezes tiro fotos e penso: ah, isso é bom de colocar no blog. O tempo passa, os compromissos vêm e fica por isso.

Então, depois dos primeiros tempos da mudança para uma casa (que são trabalho, trabalho e muito caóticos), tive férias e resolvi viajar. Sou super cuidadosa com a saúde e passei estes 2 anos sem "voar as tranças". Estava precisando de um tempo [mais] introspectivo ainda e reservei uma casinha no meio do mato, com cachoeira praticamente privativa, um dos raros lugares em que encontrei este tipo de turismo de silêncio que eu amo tanto. Coisa agoniante é ir para uma paisagem natural e ser invadida por hordas de turistas que emporcalham tudo e trazem seus pavorosos instrumentos de tortura, leia-se caixas de som que explodem tímpanos (geralmente com músicas sofríveis também).

Recomendo demais para quem quer sossego, silêncio, privacidade: Recanto da Lua, Caraá, RS, Brasil.

Fiquei uma semana, pois o intervalo entre os semestre foi curto. Não levei nada para ler ou escrever, não tinha TV, não ouvi rádio, nada! Queria este enfrentamento comigo mesma nestes dias.

Pedi uma cesta de frutas e também fiz uma limpeza interna.

Foi divino! Claro, uma das coisas que detectei em mim é a minha grande dificuldade em não estar fazendo nada (supostamente). E precisamos aprender a não fazer nada e estarmos totalmente conosco, com nossos anjos e fantasmas internos, sem distrações.

Minha identificação foi imediata! Amo!

Andei bastante, estava desacostumada de mato, preciso de verde, preciso dos sons naturais, cada um se identifica com algo: sou um espírito da Natureza! Sou meio indisciplinada para meditar, mas me faz muito bem e consegui fazer uma prática mais regular. Sou meio bobona de sempre ficar pasma diante da criação, de sentar na frente da cachoeira, me emocionar e agradecer pelo privilégio. O casal de cachorros quase sempre me acompanhou e eles são legítimos guardiões, não só das pessoas mas, senti, do lugar.
Dias super quentes e estas criaturas amadas andaram pelas trilhas comigo, com ocasionais mergulhos na água.

Pude pensar e não pensar em muitas coisas, decidir estratégias, caminhos na vida, me preparar para quando a vida é imprevisível, como disse a Eliana no blogue dela, sabendo que a gente se assusta com muitas coisas, mas é assim.
Foi a melhor decisão de lugar que tomei, no momento, vou guardar estas férias por muito e muito tempo na lembrança e no coração. Um lugar bem pertinho, simples e que me trouxe tanto bem estar e sabedoria.
Varandinha do café e das reflexões.

Ah! Não posso deixar de ilustrar que a gente se desacostuma com o mato (logo eu!). Primeira noite, coaxar, cricrilar e cantos de pássaros noturnos. Fui deitar cedo, cansada da função da viagem e do mal dormir da noite anterior. Passo pela janelinha da porta e vejo uma luz verde rodopiando. Coração aos pulos e penso: "caramba! Não posso nem tirar umas férias que aparece um ladrão aqui, no meio do nada! Assim não vale!". Eis que, olhando melhor, descubro que é um vagalume (pirilampo). Ok, podem rir. Abro a porta e o campinho na frente da casa está coalhado de vagalumes, uma lindeza só! Foi só passar 2 anos na cidade que virei apartamentosa, vejam só hahaha!
Chokito e Chokita em momento "love story". Duas boas almas que  me iluminaram o tempo todo.

Desta semana, levo ótimas lembranças e recomendo a todo mundo que goste de tranquilidade e introversão. Foi um tempo precioso e eu não queria que acabasse, pois sabia que seria uma ano bem puxado (ano de 3 semestres), fora as coisinhas do Brazil zil zil que incomodam tanto. Esses dias me trouxeram harmonia e equilíbrio. Mãe Natureza derramando suas bençãos em forma de energia para quem a respeite.
E...o ano começou e chegou chegando (próxima postagem).

3 comentários:

  1. Ei Cris,

    Ahhh que bom que tem posts novos para acompanhar!

    Estou completamente encantada com esse lugar aconchegante e acolhedor! Que maravilha! Sou muito fã de mato (mais do que praia). Cheiro de mato me faz um bem para a alma (cresci em roça, então sinto muito nostalgia de um tempo que ficou para trás).

    Os bichinhos são criaturas muito companheiras, não é mesmo? Que doçuras!

    Tomara que tenha renovado suas energias para encarar com pique um ano letivo com três semestres! Ufa!

    A respeito dos vagalumes, essa semana mesmo estava comentando com uma amiga que há muito tempo não vejo mais vagalumes piscando suas luzinhas por aí... Somente num mato maravilhoso como esse é possível encontrar essas criaturinhas tão maravilhosas que brilham! Não roça em que cresci tinham muitos.

    Muito bom saber notícias suas! Desejo tudo de bom por aí!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Ps: esqueci de comentar que precisei pesquisar o significado da expressão "voar as tranças" (risos). Não conhecia essa.

    ResponderExcluir
  3. Cris,que coisa boa te ler e ver que desfrutaste uma semana maravilhosa assim,nesse lugar bem mágico, silencioso de barulhos que atormentam. Os pirilampos são lindos de ver e faz muiiiiiito tempo não os vejo! Muito bom,guarda bem na lembrança essas memórias e volta pra elas quando o cansaço bater. Estás na UFGRS, imaginei ao ver que o ano terá 3 semestres em um... Tenho um neto lá e está assim esse ano... Adorei as fotos e passar por aqui! beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir

É muito bom ler outras pessoas participando aqui mas, por favor, eu também quero comentar: retirem a verificação de palavras do blogue de vocês!
Obrigada!