31 de dez. de 2022

2020-2022

 Foram três anos bem difíceis, para quase todos nós. Estamos, boa parte, cansados e nem sabemos (ou sabemos?) de quê.

Estou em pleno período de recesso, mas eu não tinha ideia de quanta coisa eu tinha que atualizar, organizar, limpar e planejar. Admiro quem encosta em um poste e dorme, seja noite ou seja dia. Durmo bem à noite, mas me render ao sono de dia é mais raro. Não que eu esteja trabalhando horrores. São pequenas coisas aqui e ali. Listas: marcar médicos para janeiro, lembrar de pagar as contas dia tal antes de viajar, levar aquelas roupas que estão há meses em uma sacola na costureira, cortar o cabelo, planejar as atividades de janeiro das turmas, tirar um pó teimoso que insiste em se acomodar nas superfícies etc.

Estou descansando? Estou, mas ao mesmo tempo já estou cansada. Foram três anos vivendo em constante sobressalto, nosso país não é para amadores, como costumamos dizer. Nesta expectativa para a formalidade de mudar de número, para 2023, estou me organizando. Acredito que um novo ano nasce todos os dias, mas existe toda uma pompa nesta combinação social de um calendário. Vou surfar nesta onda.

Desejo a quem, porventura, se depare com esta postagem, um 2023 de saúde, principalmente, e que seja melhor do que 2022. Se for assim, já estaremos no lucro.

Daqui a alguns dias, vou fazer meu tradicional retiro de início de ano. Não, não, não é um retiro formal. Sou eu indo para um lugar cheio de verde, desconectada (o mínimo, só para saber como estão as gatas e a família), para fazer uma limpeza na aura. E limpa mesmo, viu? Em janeiro deste ano, voltei limpinha e energizada. Sou daquelas pessoas que precisam de um banho de verde. 

Diante das incertezas, vivam. Vivam o tempo que têm para viver aqui. Aproveitem, usufruam, obstáculos fazem parte do caminho, erros também, e não vamos esquecer que, às vezes, é necessário voltar na estrada para encontrarmos o caminho certo, depois de pegarmos a trilha errada.

Minha gratidão a cada pessoa que encontrei por aqui, às amizades virtuais e aquelas que se tornaram presenciais.

E o sítio? O sítio é aqui, é cada semente plantada, é cada mudinha cuidada, foram as colheitas de pepino, de tomatinho, de fisális e inesperadas beterrabas. É ser uma senhora (cof cof cof) que ainda olha para o céu à noite, sente os cheiros das ervas e da terra molhada e admira a força da Natureza nas tempestades.

Pode parecer meio clichê, mas o futuro é agora. Não espere para viver, porque a vida não espera. Ela vai, ela passa, ela desfila na tua cara.

Lavem suas tigelas, estejam conscientes da respiração, sintam a sensação do toque em outra pele e em outros pelos. 

Os perrengues são passageiros, por mais que a sensação temporal seja de que não passem. E as alegrias também o são. Procurem o contentamento modesto que, aos olhos do mundo, pode parecer até uma vida chata, monótona, mas é a tua vida. Não fazendo mal aos outros, o que é que tem, né?

Um 2023, e além, de muito contentamento!

Provavelmente estarei mais no Eremita Andarilha...acho...vai saber?

2 comentários:

  1. Mesmo em recesso, pelo visto, estás trabalhando de montão!
    Lembro desse lugar que vais pra reconectar, acho postaste anos atrás. Feliz 2023 e muitos momentos felizes nele pra curtir com saúde, alegria ,amor e paz! beijos, chica

    ResponderExcluir
  2. Oi Cris;
    Como vão as coisas desse lado de cá?
    Que bom ter ver lá na casa; achei lindo o teu texto e providencial , pelo menos para mim...
    "Estejam conscientes da respiração" bonito isso... com o horror que todos passamos de alguma maneira; não podemos nos esquecer disso, jamais!
    Procurar o contentamento seja lá onde estiver eis a grande questão ... acho que cada vez mais precisamos ser felizes por nada. Mas não se engane k um nada dificil de conquistar kkk.
    Um nada simples mais não simplório. Um nada visto ou buscando a Paz de um Buda k não sei se me fiz entender kkkk. O silêncio faz essas coisas.... faz com que a gente não seja tão comunicativo nas palavras kkkk.
    Abraços e um bom recesso.

    ResponderExcluir

É muito bom ler outras pessoas participando aqui mas, por favor, eu também quero comentar: retirem a verificação de palavras do blogue de vocês!
Obrigada!