A história nos foi contada por homens, da perspectiva dos homens. As mulheres ficaram escondidas durante muito tempo, mas temos exemplos de militantes, guerreiras, santas (não no sentido religioso, mas de conduta e ética), sábias, cientistas, etc.
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/8f/OlympeDeGouge.jpg |
"A Revolução Francesa, além de um marco na história mundial, foi decisiva na história das mulheres. Propondo os ideais de igualdade entre os indivíduos, ela pôs em questão as relações entre os sexos, abordando o lugar de direito da mulher na sociedade. Entretanto, esse lugar não seria concedido, pois até mesmo os líderes revolucionários, seguindo as mesmas opiniões dos contra-revolucionários, defendiam a manutenção do papel social da mulher. Agiam contra os próprios ideais libertários da Revolução e lutavam para que as mulheres “permanecessem em seu lugar”: o ambiente doméstico e a vida privada. Temiam que as mulheres invadissem o território masculino dos direitos, da vida pública e da superioridade na hierarquia dos sexos. "http://www.historia.uff.br/nec/materia/grandes-processos/olympe-de-gouges-mulheres-e-revolu%C3%A7%C3%A3o
Saiba mais:
Penso que o medo dos homens era mais o de perderem o domínio sobre as mulheres do que pela concorrência profissional, afinal quem faria sua comida, lavaria sua roupa, etc,etc?
ResponderExcluirainda bem que as coisas estão mudando, aos poucos mas estão.
Abraços!