19 de set de 2012

Exemplos positivos são melhores

http://1.bp.blogspot.com/-cpOWo_gaXL8/T2z9x3krp2I/AAAAAAAACdQ/i81hWsc6wOc/s1600/menina_bonita.jpeg
http://2.bp.blogspot.com/_TFaflqw9q-0/SdlJqNdSPDI/AAAAAAAANFg/FrIwWiVuYLI/s400/21.JPG
http://miss-oak.flogbrasil.terra.com.br/fotos/7/c/e/miss-oak/1185472062.jpg
http://byfiles.storage.msn.com/x1pi7ndPRYteRu9dakPI9LTmnjOooNsfxFmR6udYLWkFgwvQ
http://2.bp.blogspot.com/-9Cxax95Gcxg/TePJvGXwrmI/AAAAAAAAGD4/nrc8oALVmjw/s1600/7.jpg
http://lolbichos.com/wp-content/uploads/2012/02/falando-coisas-bonitas-ao-ouvido.jpg
http://img169.imageshack.us/img169/5973/tiofd2.jpg
Podem me chamar de alienada, utópica ou sei lá o quê, mas não entendo como imagens chocantes podem educar alguém. Muitos usam esta desculpa para postar imagens horrendas de humanos e não-humanos sofrendo. Pra mim, acreditar que vai conscientizar alguém submetendo esta pessoa a uma foto trágica é o mesmo que pensar que se educa pela palmatória, que se conscientiza pelas fotos das guerras (aham, grande evidência, né? Não guerreamos mais depois de ver tantas atrocidades em fotos e vídeos #irônica ao máximo) etc. 
No Facebook, fotos de animais torturados e anúncios de socorro a animais agonizantes que só denunciam e fotografam, não agem (supostamente com o intuito de ajudar) são abundantes e, a meu ver, reprováveis. E ai de ti se colocas uma observação sobre isto. É uma saraivada de pedras virtuais de pessoas que não conseguem pensar com mais razão e menos sentimentalismo. Neste caso, a paixão cega e ser "protetor" de animais vira uma válvula de escape para uma tara mórbida.  No quesito humanos, ando apavorada com o que andam mostrando os telejornais, em horário bem cedo, é atropelamento, gente sendo executada etc. Gente, não tem no Estatuto da Criança e Adolescente que isto seria constrangimento (expô-los à visualização de violência) ou tortura psicológica de incapaz? 
Muito mais educativo é mostrar o que ação, amor e dedicação, na prática. Fotos de antes e depois de animais resgatados. Pessoas que dão a volta por cima na criminalidade e nas drogas. Jovens que driblam a adversidade para estudar e conseguem chegar lá etc.
Vamos promover uma cultura da paz, vamos ser A RESISTÊNCIA!

2 comentários:

  1. Concordo e assino embaixo! Eu acho que o melhor jeito de atrair pessoas para a causa animal, por exemplo, é mostrando fotos de gatinhos lindos e fofinhos. Já conversei com uma pessoa que mostra fotos de crueldade ela acha que é importante ver para se conscientizar mas eu não concordo e me recuso a ver. O jornal da Record que passa na hora do almoço é um festival de cenas de horror, eles mostram praticamente tudo! Eu não sou alienada sobre as desgraças que acontecem no mundo mas também não preciso ver cenas tão desagradáveis! Infelizmente somos minoria.
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
  2. Concordo contigo Cris e também com a Lais.
    Como minha TV é aberta, assisto apenas um noticiário diário na Globo e quando vou deitar ligo a TV no canal Futura ou na Educativa, com timer de 30 minutos e adormeço.
    Tenho assinatura da Zero Hora na qual dou uma passada de olhos nas manchetes e leio alguns editoriais e crônicas, no mais sou alienada mesmo.
    No face book, tenho excluído contatos que colocam atrocidades. Há poucos minutos exclui uma que colocou notícia/petição sobre uma cadela estuprada... ah, me poupem.
    Beijinhos e bom 20 de Setembro!
    Beth

    ResponderExcluir

É muito bom ler outras pessoas participando aqui mas, por favor, eu também quero comentar: retirem a verificação de palavras do blogue de vocês!
Obrigada!