7 de abr. de 2015

Projetos da casa: médio e longo prazo

Pois é, já assentada, o básico funcionando e já penso nos melhoramentos (e algumas necessidades) do apartamento.
Como já disse anteriormente, mas retomando, a ex-moradora passou o prazo regulamentar para deixar o apartamento e a reforma mais decente que eu queria fazer não rolou porque eu estava doida, mas DOIDA mesmo para sair de Pelotas. O que consegui fazer foi mandar pintar e colocar o piso. O piso ficou muito bom, muito bom mesmo! É vinílico, rústico, nem muito claro (aparece qualquer cabelinho), nem muito escuro (o ambiente fica menos iluminado e meio pesado), não faz aquele barulhão do piso laminado e é fácil de limpar. Já a pintuuuura...as paredes ficaram aceitáveis (embora meu sonho era ter lixado todas porque elas têm aquele padrão de biquinho), mas as portas...horror dos horrores:





Achei a cor linda e na primeira vez que vi as portas até pensei que estava tudo bem. Bastou menos de uma semana para começarem a descascar. Algumas pessoas me disseram para chamar o "pintor", mas logo percebi que de pintor ele não tinha NADA! Eu que sou leiga no assunto, sei que a gente tem que lixar a madeira antes de pintar e por baixo está lisinho, lisinho.
Dos vários projetos da casa (lista no fim da postagem), a maioria vou mandar fazer, apesar de bem escaldada com os serviços ruins, porcos e sem nenhuma qualificação profissional que andam por aí, logo saia a minha transferência do trabalho para Porto Alegre. Um dos únicos que estou pensando em fazer eu mesma são as famigeradas portas.
Aos poucos estou descascando a tinta que sai fácil, parece pele quando a gente toma muito sol, vou lixar ("profi") e tenho que pesquisar o que vou fazer (tinta "lousa" tipo quadro escolar, tinta tipo quadro branco ou outra qualquer). Problemas: 1 tempo que levar para pintar, 2 se forem as tintas que eu quero só tem com solvente que tem mau cheiro, 3 gatas pisando, etc.
Uma das saídas era não fazer nada disso, remover as portas e colocar aquelas sanfonadas:

https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/leroy-production//uploads/img/products/porta_sanfonada_c__fechadura_pvc_210_x_84_cm_86100126_0001_600x600.jpg
Ia economizar espaço, geralmente são portas baratas, fácil instalação, raramente fecho portas aqui em casa e seria MUITO menos trabalho.


LISTA DOS PROJETOS DO APARTAMENTO
(os 3 primeiros em ordem de importância, por causa do inverno chegando, e os outros sem pressa)
  1. fechadura da porta da frente: velha é apelido;
  2. divisória área e cozinha: muito vento;
  3. persianas: também antigas e as cordinhas já querendo se arrebentar;
  4. roupeiro embutido planejado: tem uma entrada na parede que dá para aproveitar mais;
  5. pintar rodapés: eu não costumo colocar rodapés, então vou fazer um acabamento melhor na fronteira entre o piso e as paredes;
  6. tirar tanque velho da área e ali fazer um espaço de lidar com as roupas: área de apartamento, sabem como é, minúscula;
  7. colocar um tanque novo, pequeno, ou tanque com gabinete no banheiro. Não entendo porque TODOS os banheiros não são na "zona das águas" (pias, áreas, tanques), para mim teria que ficar tudo pertinho o que facilitaria muito a lide. Como não posso transferir meu mini-banheiro de lugar, vou transferir o tanque;
  8. planejar o banheiro, está caótico. Por ser pequeno, não consegui, ainda, definir, o que e como fica ali;
  9. limpar e revisar instalação dos ventiladores de teto e desinstalar e vender o ar-condicionado split (não uso);
  10. instalar a área de playground das gatas, vou usar o corredor para colocar prateleiras e uma passarela aérea para elas e
  11. finalmente decorar com vasos de parede, mandar enquadrar umas gravuras e colocá-las nas paredes.
UFA! É isso o que me lembro agora...
...

Para encerrar, uma foto da Benta, pobre gata sem cama, sem um lugar decente para tirar uma soneca, sendo obrigada a se abrigar em um pano velho e sujo de chão.
Ao fundo, o formato psicodélico das portas que estou descascando em surtos de revolta com aquele que se diz "pintor" (muitas aspas aqui)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

É muito bom ler outras pessoas participando aqui mas, por favor, eu também quero comentar: retirem a verificação de palavras do blogue de vocês!
Obrigada!