2 de ago. de 2020

Reflexões da pandemia 1

Ok, ok, eu sei que tecnicamente não é este o termo, "quarentena", mas pegou e todos sabemos ao que estamos nos referindo e vou usar assim mesmo.
Enfim, segundo semestre. Continuei meu movimento de simplificação e, de certa forma, purgação. Coisas saindo para fora, física e mentalmente. Parece um acertar o passo de vida. Coisas que estavam no fundo do baú sendo colocadas na luz para se ver o que fazer com elas. Conservá-las ou deixar que se vão? Por exemplo, roupas eu já tenho só o necessário, até porque nunca tive muitas, mas ainda tenho problemas em manter somente as atitudes necessárias hehehe Quando percebo *plaft* (se é este o barulho dos comportamentos inúteis) estou fazendo uma besteira. Vejamos o lado positivo: já percebo quase imediatamente que fiz uma caca. 
Agora é exercício para pensar antes de reagir. Algumas coisas, consigo fazer. Já não sou tão reativa com e-mails, por exemplo (sim, sou fã de e-mails e preciso deles para trabalhar). Recebo, se acho absurdos ou agressivos, deixo repousarem uns dias antes de responder. Antes eu achava que era má educação não responder em seguida. Agora já percebo que é melhor responder com tino, com senso e de forma suave, mesmo que assertiva às vezes.
Este momento também nos faz pensar na impermanência de nossa passagem por aqui. Eu sempre levei a sério a pandemia, mas mesmo que não tivesse levado ela já está chegando perto. Pessoas da minha família pegaram a covid-19. Além disso, outras doenças andaram por aqui, eu digo pequenas alfinetadas da vida. Estranhamente (ou não), estou tranquila. Claro, a doença, a finitude, assustam, mas, não sei explicar bem, na medida do possível algo em mim me leva a enfrentar desta maneira. E a gente pensa no que quer viver e deixar de "legado". Isso me ajudou muito a reorientar minhas prioridades para atividades que eu quero fazer. A gente se perde em um monte de distrações e bobagenzinhas durante o dia a dia, perdendo o foco.
Apesar da situação ser originalmente ruim, podemos fazer do limão uma limonada e, com sorte até uma caipirinha ou limoncello! O que não podemos fazer é perder esta oportunidade única de um mergulho interior em nossa vida e reciclarmos tudo: faxine, organize, reordene, separe, doe, jogue fora, esqueça, reforce, aja, exercite, mude!
Uma boa semana a todes!

2 comentários:

  1. Oi,Cris! Todos nós nessa fase e cheias de caramiolas na cabeça,rs... Mudamos, faxinamos, tentamos melhorar, não perder o bom humor! è difícil, mas vamos confiar!Aqui,m ainda EM CASA! Aff...Mas essa "visitinha medonha" há de nos deixar... beijos, chica

    ResponderExcluir
  2. It’s a good idea to wait for a while before reacting instinctively. I admit I made that kind of mistakes in the past! Virus situation is so bad but I hope you stay healthy.
    Happy August and have a great day!

    ResponderExcluir

É muito bom ler outras pessoas participando aqui mas, por favor, eu também quero comentar: retirem a verificação de palavras do blogue de vocês!
Obrigada!