6 de set. de 2020

Reflexões da pandemia 4

Sou professora e, como tudo nesta fase, estou em teletrabalho. Dou aula em uma instituição pública e, já sabia, mas fiquei muito mais consciente agora: criamos uma geração de mimados e dependentes! Não todos, a maioria. Isto não vale só para alunos, mas para todos. Boa parte das pessoas não quer se esforçar, não faz nenhuma concessão, só quer vantagens. E estas vantagens têm que ser "dadas na boca", de bandeja, sem precisar iniciativa ou trabalho duro. 
Sei que a época é difícil, alguns podem estar enfrentando problemas (doenças em casa, bem sei...) mas, por exemplo, vejam: a professora se coloca à disposição para orientar alunos em dificuldades, com dúvidas, com alguma questão. E ninguém usa deste recurso. Pior, não acontece só comigo, consultei meus colegas e isto está acontecendo em TODAS as disciplinas. Não é específico da pandemia, já acontecia, mas não a este ponto. Daí eu vejo reportagens de jovens, principalmente no interior, que têm que ir para cima de um morro para pegar Internet. Olha o esforço da criatura! E penso que muitas pessoas desperdiçam suas chances, suas oportunidades.
Não, não acho que esteja tudo perdido, até por estes exemplos de pessoas que fazem sacrifícios para estudar. Só penso que são minoria e o ponto chave é este: criou-se uma geração de mimados! Olhem o exemplo das máscaras, que não é só aqui no Brasil. Gente que não quer usar máscara, simplesmente porque ... não quer. Eu gosto de usar? Não, não gosto. Esqueci, duas vezes (!) esta semana de colocar a máscara e tive que subir meus 4 andares, sem elevador, para colocá-la. Também não gosto de escovar os dentes, mas escovo. Assim é a vida. Não é só o que a gente quer ou o que a gente gosta. 
...
Outro assunto: decidi ir para uma casa. Não vai ser O sítio, mas vai ser meu "sítio" possível, por enquanto. Tenho que esperar para ver como andam minhas moedinhas e vou. É em um condomínio mais popular, tem jardim e pátio. Já ando planejando minhas plantas e com mais uma horta vertical eu consigo maximizar o espaço. Estou anotando o que mais utilizo para plantar, assim, pelo menos, uma boa parte do que vou comer, vais ser sem veneno.
As peças são pequenas mas, hoje em dia, as construções são assim. E, digo para vocês, por mim, eu morava numa mini casa (tiny house). Não quero salão, tudo tem que ser funcional. Pouca coisa, vida simples, vida leve. Ando assim, viver a vida possível, viver em paz. O resto é o resto.
Espero, ano que vem, já poder postar sobre meu pequeno jardim hehehe
...
E, sim, as gatas estão bem. Muito parceiras! É muito deliciosos compartilhar a vida com elas!

Benta, sempre divertida. Ela é pura alegria. Curtindo um sol em nosso inverno no Rio Grande do Sul

Clara Francesca está com um problema nos olhos, na retina. Fez cirurgia e está se recuperando.

7 comentários:

  1. Uma pena que as coisa estejam assim! E os professores se esforçam de montão. Mas, até quando isso vai acontecer das pessoas desrespeitarem o coletivo a favor do SEU pensamento???
    Legal que estás se sitio novo.Tuas parceirinhas bem cuidada e tratadas! Boa sorte! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. I do want to see your little garden :-)
    Such sweet photos of your kitties. I’m glad Clara Francesca is recovering!

    ResponderExcluir
  3. Oi Cris!
    Concordo com você sobre essa questão de gente mimada. Nossa, e como tem gente assim! Também sou professora (mas meu segmento é outro, educação infantil - e fiquei desempregada no decorrer da pandemia), mas trabalhei por um curto período remotamente com meus pequenos. E vamos ser sinceros, ensino remoto com crianças de maternal não existe, não é mesmo? Mas enfim, os poucos meses de trabalho foram de enlouquecer! Precisei inventar um forma de trabalhar pois esse modelo não funciona para essa faixa etária.

    Muitos professores estão passando por dificuldade em ter que fazer ensino remoto. É um trabalho triplicado e não é simples medir os resultados desse trabalho. Pois as respostas dos alunos são as mais diversas. Tantos não conseguem nem ter o acesso básico.

    Mas enfim, morar em casa faz toda diferença né? Estou podendo desfrutar desse prazer por um período curto aqui onde estou. Meus gatos estão adorando!

    Suas gatinhas são muito lindas! A Benta é muito charmosa! E a Clara Francesca toda branquinha, que amor! Envio pensamentos positivos pra ela! Que ela se cure e fique bem!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Les deseo lo mejor para la recuperación de la salud ocular de la hermosa gata Clara Francesca. No se puede negar que se siente bien tener un gato como amigo.
    Saludos

    ResponderExcluir
  5. EU não tenho dúvidas sobre esta geração de mimados. Sempre me impressionei com a educação na época dos nossos pais. Meu pai teve aulas de latim, francês, não usavam calculadora, tinham que escrever tudo, como nós também tivemos que fazer. Respeitávamos os professores, fazíamos Educação Física sem nhém nhém nhém, tínhamos temas e mais temas, trabalhos, mais de uma prova num dia e por aí vai. Hoje reclamam de tudo! Reclamam que tem temas demais, tem línguas demais e mal sabem falar o nosso português, não querem fazer Educação Física enfim, querem tudo de mão beijada! Mamão com açúcar... fala sério! Como diria minha vó, isso tudo é falta de laço! rarararara
    Criiiis... que novidade esta, do mini sítio da Cris!! Já sabes onde?
    Bjinhos!

    ResponderExcluir
  6. Então... penso que isso tudo já está na construção desse país;
    É um país que não ensinou seu povo nós no geral brasileiros a caminhar
    sim tem as excessões, mas o Brasil em geral está acostumado a receber tudo nas
    mãos achei que com o decorrer dos anos esses ciclos viciosos seríam quebrados
    ilusão minha. Me parece que tudo é sempre culpa de alguém... do governo ou desse ou daquele a responsabilidade nunca é do vivente k;
    Parabéns! pela sua casa nova k, com certeza outros desafios virão, mas faz parte não é
    fácil manter uma casa seja ela que tamanho for mas te digo é gratificante não vai se arrepender só tenha paciência tudo tem o seu tempo a vida de casas são diferentes de vidas em apartamentos k;
    Boa entrada de primavera;
    PAZ E BEM.

    ResponderExcluir

É muito bom ler outras pessoas participando aqui mas, por favor, eu também quero comentar: retirem a verificação de palavras do blogue de vocês!
Obrigada!