21 de fev. de 2021

Enfim, o "sítio"

 Não, não é bem um sítio. É uma casa, mas tem jardim e quintal. Estou em uma fase de "metas realizáveis" e é o que dá para realizar agora. Não exclui a vontade de ter algo maior, mas enquanto isso não se realiza, usufruo o que dá para aproveitar AGORA.

É no mesmo condomínio que minha irmã está morando então, por exemplo: ela tem acerola (Malpighia emarginata), eu não preciso plantar acerola; eu tenho mamão, ela não precisa plantar mamão. Assim dobramos a capacidade de nossos canteiros.


Esta era foto na Internet

Na frente, eu não medi, mas atrás dá uns 26 metros quadrados aproveitáveis, mais os muros e a tela no fundo do terreno.
Quando fui ver, ao vivo, já tinham capinado, então estava terreno "limpo". Deixaram 2 mamoeiros (Carica papaya) que estão bem maiores do que aparece nas fotos e o do fundo já está carregado.
A mudança não vai ser agora agora. Quero fazer um cátio (cat + pátio) nos fundos.

Área dos fundos que quero fazer um cátio

Para o cátio, vou fechar atrás com aquelas telas de metal (quadriculado), assim fica ventilado e com luminosidade.
O chão, muito mal pensado, é frio e ... BRANCO! Quer coisa suja até em pensar! Vou colocar um piso vinílico em cima. Depois destas duas coisas, me mudo.
Enquanto isso, vou planejando o que e como plantar. Meu cursinho Pró Jardim (https://projardimstihl.eadbox.com/) já vai ser bem aproveitado.
Claro, tenho um pouco de vista nos fundos, mas como aqui no apartamento não (acho...).

Poder olhar o céu é uma benção!

Sou uma criatura contemplativa

E AMO nuvens!

Mas...metas realizáveis e escolhi um pátio que vou ter um pouco de vista também. 
No verão é bem fresquinho lá e minha irmã nem precisou usar ventilador. O que dá a entender um inverno frio, mas daí vem o projeto para a época de frio (se não der este ano, ano que vem): um fogão à lenha.
Na frente, pensei em colocar uns tijolos de vasos separadores, porque na entrada, vi que os vizinhos deixam a moto meio invadindo o espaço:

Fonte (clique)



Fonte: clique


Assim, vou planejando e aos poucos, vou atualizando por aqui.
Espero que todos estejam bem, com saúde (física, mental e espiritual). É o que precisamos atualmente. O resto a gente corre atrás, né?

6 comentários:

  1. Cris, realizar sonhos é muito bom e ir de pouquinho em pouquinho faz mais ainda valorizar as conquistas! Boa sorte por aí! Em que bairro é? Perto do centro ou longe? Adorei teus vasos, o cantinho... E claro, adorei os céus e sabes bem que estou sempre pra eles olhando!! beijos, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E longe do centro, mas eu já morava longe. Meu trabalho é quase nos limites, saindo de Porto Alegre. Vou morar em outra cidade, Alvorada, na "tríplice fronteira" entre Porto Alegre, Alvorada e Viamão hehehe

      Excluir
  2. Cris, vim avisar que teus céus acabam de entrar por lá! beijos, obrigadão!
    Aqui estão:
    https://ceuepalavras.blogspot.com/2021/02/blog-post_28.html

    ResponderExcluir
  3. Cris,
    Acabei de vir lá de Chica
    e aqui no seu blog já seguindo
    vou amar se me visitar no Espelhando.
    Vou conhecer por aqui
    e depois volto para comentar
    as publicações.
    Bjins de boa nova semana.
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
  4. Cris,

    Senti uma alegria danada em ler o seu post e compartilhar seu momento e sua conquista! Que felicidade poder realizar suas metas!

    Aos poucos você vai transformando o seu quintal em um sítio, cheio de plantas lindas! E também colocar em prática os conhecimentos adquiridos nos cursos.

    Amei a ideia de "cátio"... hahaha Seus filhotes vão amar esse espaço. Aproveita para colocar uma grama bem verdinha, pois eles adoram comê-las para auxiliar na digestão.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Cris,vim avisar que acaba de entrar céu teu por lá!
    Podes ver:

    https://ceuepalavras.blogspot.com/2021/04/blog-post_9.html

    beijos, obrigadão,chica

    ResponderExcluir

É muito bom ler outras pessoas participando aqui mas, por favor, eu também quero comentar: retirem a verificação de palavras do blogue de vocês!
Obrigada!